top of page
Foto do escritorJuliana Marona

Rotulagem de alimentos na União Europeia: novas recomendações e impacto nas indústrias.



A Comissão Europeia está prestes a implementar novas recomendações para rotulagem de alimentos e bebidas em toda a UE. Essas mudanças visam simplificar e harmonizar os sistemas de rotulagem, mas também trarão custos adicionais para os fabricantes. O relatório do Tribunal de Contas Europeu destacou lacunas no atual quadro regulatório, inconsistências entre os estados-membros e a falta de supervisão

Dentre os principais desafios identificados estão:

  1. Harmonização das regulamentações : consumidores

  2. Supervisão de práticas enganosas : logotipos ambientais e questões de sustentabilidade precisam ser melhores regulamentados para evitar o "greenwashing".

  3. Varejo on-line e segurança alimentar : é difícil monitorar a conformidade dos produtos vendidos on-line, especialmente as provenientes de fora da UE, como suplementos alimentares.

Para lidar com essas questões, o relatório apresenta cinco recomendações, incluindo preencher lacunas legais, melhorar os controles sobre rotulagem voluntária e online, e aumentar a conscientização do consumidor com campanhas informativas.

Essas mudanças reforçam a importância das indústrias que cumprem as regulamentações locais e globais, garantindo clareza e segurança


Fonte: Site Food Navigator

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page