
Governos e indústrias estão sendo pressionados a adotar medidas mais rigorosas para reduzir o açúcar em alimentos e bebidas e implementar a rotulagem nutricional frontal obrigatória, conforme destaca Shiri Ranot, da Incredo.
Principais Atualizações:
Redução de açúcar: A indústria de refrigerantes europeia eliminou 34% do açúcar desde 2000, com vendas de bebidas de baixa ou nenhuma caloria representando até 50% do mercado em alguns países.
Ineficiência do açúcar: Ranot alerta que até 80% do açúcar consumido é desnecessário e defende alternativas mais eficientes e educacionais para consumidores e produtores.
Rotulagem frontal obrigatória: Sistemas como Nutri-Score e semáforo são apontados como essenciais para educar consumidores e forçar a indústria a melhorar. No entanto, essa medida é voluntária na maioria dos países.
Exemplos globais: México e Chile já implementaram rotulagem obrigatória, resultando em uma queda de um terço na compra de produtos com altos níveis de açúcar e sal. O Canadá planeja seguir o mesmo caminho, aliado a campanhas de conscientização.
Impacto Global:
Intervenções políticas, inovações industriais e maior educação podem transformar hábitos alimentares, ajudando a combater a obesidade, especialmente entre crianças, que atinge níveis alarmantes na Europa.
Fonte: Food Navigator
Comments